Descobrindo a Liberdade
Descobrindo a Liberdade com Um Curso em Milagres
O CURSO EM MILAGRES nasceu da necessidade de encontrar “uma outra forma” de viver a Vida. A Dra Helen Schucman, então professora de Psicologia médica na Faculdade de medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia em Nova York, procurava, exaustivamente, por respostas para os muitos becos sem saída que a sua vida profissional lhe apresentava, como psicoterapeuta.
Um dia, completamente sem esperar, ouviu de dentro de si, uma voz que lhe dizia,“Isto é um Curso em Milagres, por favor toma notas”…
Surpreendida por um fenómeno tão insólito, na sua experiência de vida, resolveu que essa voz seria o resultado do cansaço em que estava e esperou que tudo normalizasse. Porém, assim não foi e a voz continuava insistentemente, a pedir-lhe que ela escrevesse o que estava para ser comunicado. Após muita resistência, e com a ajuda do seu chefe de departamento, o Dr William Thetford, aceitou, finalmente, render-se à situação e iniciar aquilo que seria o seu grande propósito de vida dali para a frente: dar vida e forma àquilo que hoje é a grande mensagem e o fantástico ensinamento que é o CURSO EM MILAGRES!
Para seu espanto, os ensinamentos que começaram a surgir nada tinham a ver com o enquadramento científico da sua formação académica, nem sequer com o que chamamos de pensamento comum e convencional da humanidade.
O CURSO EM MILGRES aparece-nos com uma mensagem totalmente revolucionária e altamente desafiadora que põe em causa as raízes do pensamento dualista em que toda a humanidade vive.
Segundo este Curso, os seres humanos estão a viver uma suposta realidade com princípios ilusórios e falsos pressupostos que jamais os levará a alcançar a Paz e a Prosperidade que tanto desejam.
Quando, em 1972 foi dado como terminado, o CURSO EM MILAGRES tornou-se um Manual de cabeceira para muitos dos psiquiatras e psicoterapeutas que, após o embate inicial de surpresa e espanto, acabaram por se render à profunda inteligência e sabedoria que vive em todas as suas páginas.
Para aqueles que procuram uma verdadeira saída e um novo caminho que os leve ao seu próprio paraíso pessoal, interior e exterior, este é o CURSO para o resto das suas vidas.
A coragem e a ousadia interiores são a companhia ideal para aqueles que audaciosamente aceitam enfrentar as “verdades “ convencionais, partilhadas por 99,9% das pessoas e questioná-las, sem medo de descobrir que, aquilo que pensamos ser a natureza do nosso mundo, pode estar completamente errado.
Curiosamente, a ciência da nova geração começa a dar os seus primeiros passos na mesma direcção e a sugerir que provavelmente aquilo que parece ser tão real e verdadeiro, pode, apenas, ser uma possibilidade, num mundo de muitas outras e que cada possibilidade é “sonhada” pelo seu observador, ou pensador.
Por mais esquisito que isto ainda nos pareça ser, a verdade é que, com a actual conjuntura de vida individual e colectiva, se não ousarmos ir além do que nos é “vendido” pelos media e pelas cabeças que insistem em tudo monopolizar e controlar, ficaremos reduzidos a marionetas de pouca duração, descartáveis e insignificantes.
Ousar abrir-se ao desconhecido, pisar o solo do não familiar e aceitar novas perspectivas da vida, pode ser, e provavelmente, é, uma questão de sobrevivência, em primeira instância, e de pôr termo a uma forma de viver alucinante e destrutiva de toda a Vida, tal como a conhecemos, neste planeta.
O CURSO EM MILAGRES não é a escolha eleita de todas as pessoas, nem tem que ser. Porém, o seu conteúdo é um curriculum universal e, seja através dele ou de outros ensinamentos de natureza não dualista, o caminho a ser percorrido é o mesmo. Só muda a forma específica, o momento e o quanto desejamos reconhecer a cada instante.
Para todos os seres humanos, independentemente da sua religião, da sua idade ou formação intelectual, torna-se um Professor que nos acompanha, dia após dia, através das suas 365 lições/exercícios com os quais a nossa mente iludida se vai estruturando à volta de novas coordenadas que restabelecem o verdadeiro equilíbrio e a Paz que tanto procuramos!
A sua mensagem nunca é tão actual e necessária!
Vivemos na crença colectiva de que estamos a afundar numa “crise” que nos domina e nos torna impotentes, a cada dia que passa. O terror desta perspectiva é avassalador. Com a mente completamente condicionada a esta ideia, perdemos, a consciência de Quem somos e do Poder que existe em cada ser humano para mudar a sua realidade.
O CURSO EM MILGRES vem desfazer esta alucinação na mente de quem aceitar ir além dela e permitir que novas possibilidades aconteçam.
É por isso que se chama UM CURSO EM MILGRES.
Este curso ensina-nos que cada ser humano tem a capacidade natural de operar “milagres”, sendo que o milagre, é entendido aqui, como uma mudança repentina de percepção.
O que é que isto significa? Significa que toda a percepção é o resultado de um condicionamento mental.
Vemos aquilo que a mente deseja ver, tanto ao nível consciente como não consciente. Os cientistas dizem que 95% da nossa actividade cognitiva está a cargo da área não consciente do cérebro.
Isto porque estamos tão pouco presentes no momento, que vivemos como robots à mercê de condicionamentos pré programados ao longo dos anos, reciclados e fortalecidos pelas constantes crenças colectivas do mundo em que vivemos.
Significa, ainda, que podemos alterar o conteúdo pré-programado da mente e ter novas percepções construídas pelo cérebro de forma mais construtiva a alinhada com a natureza da Vida.
E é para que essa mudança seja possível que nos são dados 365 exercícios, a serem feitos durante um ano, findo o qual, a mente fez uma longa travessia pelos seus fantasmas, desmoronando barreiras e obstáculos que, de outro modo, continuariam a presidir à precária visão da nossa vida.
O CURSO EM MILAGRES traz uma mensagem de esperança e renovação concreta e testemunhável, a cada dia. Não é um livro de receitas para a felicidade.
É um ensinamento muito poderoso que tanto quanto nos ajuda a identificar os equívocos da nossa alucinação colectiva, também, nos leva pela mão, em cada exercício, ao encontro do alívio e da Liberdade.
Chamamos Liberdade, não aos esquemas sociais e relacionais com que nos envolvemos, normalmente, mas sim ao estado de Ser no qual a mente está livre de condicionamentos destrutivos e limitadores, isto é, a mente que se livrou do medo e da culpa.
Essa é a verdadeira Liberdade, aquela que nos permite viver, cada instante, com o melhor que vive em nós, em Paz, com Inteligência superior e, sobretudo, com a capacidade de mudar as realidades que “parecem” ser tristes, perigosas ou sem esperança.
Estaremos nós prontos para descobrir, não no sentido teórico, mas na prática, que somos muito mais do que acreditámos ser, até este momento?
Parece fácil dizer que sim, mas, na verdade, este SIM pressupõe a nossa disponibilidade para ABRIR MÃO das zonas de conforto, familiares, conhecidas e acreditadas por todos, a fim de nos conquistarmos de volta ao Paraíso Pessoal?
A Liberdade e o Poder Pessoal não são compatíveis com as crenças pelas quais nos conhecemos! Mudar a noção de identidade para algo muito mais vasto e perfeito do que a pequena personalidade a que tanto nos agarramos, pode ser o grande salto que teremos de dar para voltarmos a Casa.